sábado, 15 de março de 2008

15 de MARÇO DE 2008

*

UM DIA MUITO ESPECIAL!



ESTE DIA 15 DE MARÇO DE

2008 QUERO DEDICÁ-LO À

NOSSA AMIGA ISABEL DO

SOPHIAMAR PORQUE A

PRIMAVERA TÃO DESEJADA

JÁ CHEGOU!


PARABÉNS ISABEL E FAMÍLIA!

António Inglês

MARINHO PINTO EXIGE QUE DECISORES POLÍTICOS JUSTIFIQUEM PUBLICAMENTE PATRIMÓNIO

*

O Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, defende um "sobressalto cívico" dos cidadãos para com os detentores de cargos públicos.




O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, defendeu na quinta-feira, 6 de Março, na Figueira da Foz, um "sobressalto cívico" dos cidadãos para com os detentores de cargos públicos, exigindo que estes justifiquem publicamente o património que possuem.
"Temos o dever de exigir que quem exerce cargos públicos justifique publicamente o seu património. (…) É preciso um sobressalto cívico para que caiam alguns parasitas, algumas bactérias que existem nas estruturas da República " disse Marinho Pinto, intervindo num debate sobre corrupção, realizado no Casino local.
O bastonário dissertou sobre situações diversas, que nomeou sem especificar, envolvendo autarcas, deputados e ministros, frisando que os cidadãos "têm de ser exigentes e exigir explicações" como primeiro passo para combater a corrupção.
"Tenho muitas dúvidas sobre pessoas que foram ministros e hoje ocupam lugares de destaque em algumas empresas. Não digo que actuaram ilicitamente ou contra os seus deveres, mas era bom que se fosse ver o que fizeram nessa altura [quando no Governo]. Mas não, tudo fica coberto por um espesso manto de silêncio como se estivéssemos a falar de segurança nacional", sustentou. Acrescentou que a "opacidade" existente "favorece e legitima a desconfiança".



"Por que é que o Parlamento não faz investigação a deputados que sempre exerceram funções públicas, começaram sem um tostão no bolso, e acumularam milhares em património? Não estou a dizer que são corruptos, quero é saber como", inquiriu o Bastonário.
Frisou que desde os decisores do Estado central a humildes lugares na administração local existem pessoas que se reformam "e de repente aparecem a fazer consultadoria de grandes empresas e ganham milhões em poucas horas".
Outro exemplo nomeado por Marinho Pinto foi o de uma zona "de alguns milhares de hectares de Reserva Ecológica Nacional onde aparecem dois ou três ministros a dizer que se pode construir ali um complexo urbanístico".
"Têm de nos explicar porquê. Não se pode ficar por um despacho quase secreto, vamos discutir o interesse público sobretudo quando depois aparecem milhares de euros na conta do partido a que pertencem esses ministros", afirmou. Disse que em Portugal falta uma intervenção cívica que promova o debate, frisando que, ao invés, o que existe é "a comodidade do silêncio".
A intervenção de Marinho Pinto ocorreu no âmbito da apresentação do livro "O corrupto e o Diabo", de Paulo Morgado, que contou ainda com a participação do fiscalista Saldanha Sanches e do empresário Henrique Neto, prolongando-se por cerca de três horas.
No debate que se seguiu à intervenção inicial dos oradores e que motivou, igualmente, várias intervenções da plateia, Marinho Pinto viu questionada a defesa que fez da despenalização criminal do corruptor, nomeadamente por parte do advogado Rodrigo Santiago.


Durante a intervenção inicial, Marinho Pinto tinha argumentado que quem paga para obter um acto ilícito é, muitas vezes, a primeira vítima da corrupção, aludindo a "verdadeiros casos de extorsão" sobre empresários por parte de decisores públicos. "É preciso que os próprios empresários, sobretudo aqueles que são vítimas, abram a boca", sublinhou.
O bastonário voltou a exigir "coragem" para isentar de pena "aquele que denuncia ou fornece provas que levem a uma condenação", exemplificando com o sucedido no combate à Máfia siciliana, em que a colaboração de mafiosos foi conseguida em troca da isenção de penas. Questionado da plateia sobre o papel e a acção de instituições como os tribunais, Ministério Público e Polícia Judiciária, Marinho Pinto afirmou que o sistema judicial, no seu conjunto "não está preparado para combater este tipo de criminalidade". Acrescentou que a PJ "não está na dependência do Ministério Público". "É só no papel. Depende do Governo e, em parte, está em roda livre porque não depende de ninguém. O Governo financia e fiscaliza a PJ, é um órgão do Ministério da Justiça que nomeia as hierarquias", argumentou.
Para o bastonário dos advogados, "se a investigação [a crimes de corrupção] é má, não há que esperar resultados em julgamento. Só com uma confissão", disse, manifestando que mais importante do que encontrar culpados, é descobrir soluções para o problema.
A figura do arrependido no combate à corrupção foi também defendida pelo fiscalista Saldanha Sanches que, a exemplo do Bastonário dos advogados sublinhou que são efectivamente os empresários "que mais sofrem com a corrupção, ao contrário do que possa parecer".
Sobre o livro do empresário Paulo Morgado, que considerou "brilhante", o fiscalista disse que a mensagem principal da obra é a de que os tribunais "são apenas uma pequena parte da solução" de combate à corrupção. "É igual ao tratamento de um cancro do pulmão por um oncologista. Indispensável quando ocorre mas a solução é diminuir o vício do tabaco", ilustrou.



Já o empresário Henrique Neto defendeu que a corrupção e o tráfico de influências "objectivamente impede o desenvolvimento económico do país". Para o antigo deputado socialista, para além das entidades competentes, o combate à corrupção tem de ser feito através do exemplo, frisando que, neste particular, existe da parte dos decisores públicos uma "pedagogia de sinal errado" na forma de abordar o problema. "O Governo afadiga-se em dizer que não somos mais corruptos que outros, como se isto fosse um concurso internacional de corrupção", ironizou.

Texto da Imprensa diária Fotos da Net

“ Mas porque será que eu acredito que os decisores políticos vão mesmo responder afirmativamente a esta exigência do Bastonário da Ordem dos Advogados?”

António Inglês

quinta-feira, 13 de março de 2008

UM DESAFIO CURIOSO! RESPONDA SE FOR CAPAZ!

*

Costumo visitar de vez em quando, isto é, quando a vez me permite o quando, o blog de uma Angolana lindíssima que vive em França, mais propriamente entre Paris e Montpellier. Refiro-me à Elite.

É recente esta troca de visitas, mas não menos interessante pois tenho aprendido como sente alguém que vive longe dos pais, fora do seu país, mas com um objectivo claro: estudar para ser alguém.

Há uns dias vi no seu blog um desafio que me deixou cheio de curiosidade. Não só porque eu próprio fiquei a pensar nele, como também porque achei interessante deixá-lo aqui pela minha casa, curioso de ver as respostas que cada um dará se assim o entender.

Vou no entanto fazer duas pequenas alterações, pois a Elite faz apenas uma só pergunta.

Só responde quem quiser, claro, mas as perguntas são por demais importantes, porque nos ajudam a parar e a reflectir um pouco na vida e no dia-a-dia.

Aqui vão.


- Que fez você ontem que o/a encheu de orgulho?

- Que fez você ontem de que não se possa orgulhar?


Por mim vou ficar a magicar o que fiz, para no fim do dia de hoje poder fazer uma síntese do que me tenha enchido de orgulho ou não.
António Inglês

APELO - CRIANÇA DESAPARECIDA

*
*



Por email chegou-me hoje este apelo sobre mais uma criança desaparecida.

Partilho o pedido convosco.

Exmos. Senhores

Desde ontem por volta das 7h30 que a minha filha se encontra desaparecida.
Foi feita uma participação na Esquadra da Policia em Santa APolónia.

Solicitamos a V/ ajuda.

Em anexo foto da menina de seu nome Ana Sofia Galiado

14 anos de idade

Para quaisquer contactos por favor ligue para os seguintes números:

91 864 83 73
96 00 43 806
91 259 10 86

Obrigada

A mãe

Luzia Galiado

POR FAVOR DISTRIBUAM

ACABO DE RECEBER A INFORMAÇÃO DE QUE ESTA MENSAGEM CIRCULA PELA INTERNET HÁ JÁ UM ANO

NÃO ACREDITANDO QUE SE BRINQUE COM COISAS SÉRIAS, ACREDITO QUE ESTA INFORMAÇÃO CONTINUE POR FALTA DE RESULTADOS

DESTA FORMA DEIXO-A COM AS DEVIDAS RESERVAS

ANTÓNIO INGLÊS

quarta-feira, 12 de março de 2008

VACINA CONTRA CANCRO DO COLO DO ÚTERO EFICAZ DURANTE SEIS ANOS

*

A vacina contra o cancro do colo do útero é eficaz ao longo de seis anos. Este é o resultado de um estudo clínico realizado ao longo de um período idêntico em 776 mulheres, com idades entre os 15 e os 25 anos, que receberam a vacina Cervarix em 28 unidades de saúde do Brasil, EUA e Canadá.

Esta vacina contém anticorpos para os quatro tipos do Vírus do Papiloma Humano (HPV) que mais cancro do colo do útero causam (HPV 16, 18, 31 e 45). De acordo com os responsáveis pela análise dos resultados do estudo, a vacina "confere uma protecção muito significativa" e "a imunidade continua a verificar-se quase seis anos e meio após a administração da primeira dose", a protecção mais longa até agora verificada.
Durante o tempo da investigação as mulheres apresentaram sempre elevados níveis de anticorpos contra os tipos de HPV 16 e 18. Em alguns casos, com níveis superiores aos que surgem na sequência da infecção natural.





A investigadora do Norris Cotton Cancer Center do Dartmouth-Hitchcock Medical Center, nos EUA, médica especializada em HPV, Diane Harper, afirmou que neste "estudo continuamos a observar níveis de anticorpos que, em todas as mulheres, se mantêm muito elevados com o passar do tempo".

Em dados concretos o estudo indica que esta vacina, desenvolvida pela GlaxoSmithKline, pode prevenir 78% das infecções causadas pelo HPV 45, e 60% das infecções causadas pelo HPV 31. E uma chega a 100%, na prevenção das lesões pré-malignas provocadas pelos tipos de HPV 16 e 18.
Os resultados deste estudo clínico baseiam-se na análise dos relatórios de acompanhamento médico de 776 mulheres. A estas mulheres, com idades entre os 15 e os 25 anos, receberam três doses da vacina ou placebo. A segunda e terceira doses da vacina foram administradas um mês e seis meses após a primeira toma.




Ao longo dos seis anos essas mulheres foram seguidas em 28 unidades de saúde dos seus países. Foram realizados, anualmente, exames de Papanicolau, bem como testadas amostras do colo do útero. Foram igualmente sujeitas a análises de segurança a longo prazo.
De referir que até agora foram identificados mais de 100 tipos de HPV, dos quais 15 são podem induzir o cancro do colo do útero. Desses 15 os mais comuns são os tipos 16, 18, 31 e 45, sendo responsáveis por cerca de 80% dos casos de cancro do colo do útero.
O HPV é um percursor obrigatório deste tipo de cancro. Nos anos em que as mulheres são sexualmente activas podem ser expostas a HPV's oncogénicos, correndo o risco de desenvolverem cancro.
Por ano, em todo o mundo, são diagnosticados 500 mil novos casos da doença e mais de 280 mil mulheres morrem devido a este tipo de cancro. Afecta principalmente jovens mulheres, entre os 20 e os 39 anos, sendo já a segunda causa de morte nas mulheres em alguns países.

Texto de:
Virgínia Alves




Médicos garantem 100 por cento de eficácia do novo fármaco.Raparigas na pré-adolescência devem ser os alvos preferenciais da vacinação

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), que pode prevenir o cancro do colo do útero, está a ser vendida nas farmácias portuguesas, desde 15 de Janeiro de 2007.

O fármaco, composto por três doses, custa 480 euros (160 euros cada dose) e não tem comparticipação do Estado.

O director de Serviço de Ginecologia do Instituto Português de Oncologia, Daniel Pereira Silva, defendeu que “a vacina deve ser incluída no plano nacional de vacinação”, alegando que em Portugal “morrem mais de 300 mulheres e aparecem mais de 900 casos por ano derivados deste vírus”.




O médico explica que “o cancro do colo do útero é uma doença de elevada incidência entre a população portuguesa, valendo o investimento, nem que para isso se tenha de poupar noutras áreas”

O HPV é um vírus muito comum, que se transmite por contacto directo, principalmente por via sexual. Cerca de 75% das mulheres tiveram contacto ao longo da sua vida com o vírus que é muito frequente.

No entanto, “se a mulher fizer as três doses que são recomendadas, a vacina tem 100 por cento de eficácia”, garante Daniel Pereira Silva, que diz, ainda, que “o alvo preferencial da vacinação devem ser as raparigas na pré-adolescência”.

Texto de:
Jornal Universitário de Coimbra – A CABRA - 15 Jan.2007



Fotos da Net
António Inglês

12 de Março de 2008

terça-feira, 11 de março de 2008

A ARTE DA SEDUÇÃO!

*
ANDAR SEXY PARA ENGANAR OS HOMENS


Cientistas que analisaram o andar feminino afirmam que o caminhar sexy é um mecanismo que as mulheres desenvolvem no período menos fértil para esconder dos machos indesejáveis o verdadeiro período de ovulação.

Quando uma mulher anda pelas ruas a rebolar demais, o mais certo é não está na ovular. A conclusão é de um estudo sobre os sinais sexuais emitidos pelas mulheres aos homens, publicado na revista «NewScientist» e citado pelo site Globo.com.

Uma equipa da Queen`s University de Ontário, no Canadá, vestiu algumas mulheres voluntárias com roupas equipadas com reflectores de luz colocados nas articulações, nos braços e nas pernas e filmou-as a caminhar. As mulheres também forneceram amostras de saliva para que os níveis hormonais fossem analisados.



As voluntárias que estavam nos períodos férteis andaram com movimentos de quadril mais discretos e com os joelhos mais aproximados.

Os cientistas mostraram os vídeos a 40 voluntários homens e pediram-lhes para elegerem o andar mais sexy. As vencedoras foram aquelas que estavam no período menos fértil do ciclo menstrual.

O estudo parece ir contra outra pesquisa recente que aponta que os homens respondem com mais entusiasmo às mulheres em período de ovulação. Essa análise demonstrou que as dançarinas ganham mais gorjetas durante o período fértil. Mas os investigadores canadianos acreditam que não há contradição porque as mulheres férteis dão sinais quando os homens estão mais perto. Esses sinais surgem através de moléculas olfactivas chamadas feromonas e também em expressões faciais.



Por outro lado, o homem pode captar o andar sedutor de uma mulher a longa distância. E um caminhar sexy, visto de longe, pode depois agir como um sinal não-intencional para machos menos atractivos

Assim, um andar menos sexy no período da ovulação dá à mulher uma vantagem evolucionaria: ela pode «esconder» o seu período fértil de um homem indesejável. O andar sexy seria então uma pista falsa para iludir os homens que não agradaram.



A RECEITA INFALÍVEL PARA SEDUZIR



Nem roupas bonitas nem jóias nem perfumes caros. O segredo da sedução assenta em algo muito mais simples. Um estudo feito por psicólogos britânicos concluiu que olhar directamente nos olhos e um sorriso podem tornar uma pessoa oito vezes mais atraente.

«Descobrimos que as pessoas gostam mais de pessoas com um olhar directo do que daquelas que desviam o olhar», afirmou à BBC, o chefe da equipa de investigação.



Os voluntários, de ambos os sexos, que participaram neste estudo foram confrontados com várias imagens de homens e mulheres felizes ou aborrecidos. As imagens foram agrupadas em pares, em que uma pessoa aparecia a olhar directamente para a câmara ou a olhar para o lado.

Quer os homens quer as mulheres escolheram sempre os que tinham um ar feliz e sorriam e os que olhavam de frente para a câmara. E não só as escolheram como disseram sentir-se sexualmente mais atraídos por estas pessoas.

Fontes:

Textos: P. Diário

Fotos: da Net

segunda-feira, 10 de março de 2008

NOVO CANCRO DA MAMA

*
“O Cancro da mama é um dos flagelos da mulher e até do homem. Pela sua importância e porque nunca é demais alertar para os perigos reais, resolvi hoje fazer três postagens sobre a matéria.

Vários foram os Email's que recebi durante o fim de semana sobre o assunto, e assim decidi partilhá-los, tendo igualmente feito uma ligeira pesquisa pela Net para uma maior e mais completa informação. É preciso estar alerta que o problema é grave”.

António Inglês



Identificado novo marcador genético do cancro da mama


Um grupo internacional de cientistas anunciou que identificou um novo marcador genético do cancro da mama, segundo um estudo publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. De acordo com os cientistas do Centro de Oncologia Sloan-Kettering e do Instituto Nacional do Cancro, as mulheres com essa variante do ADN correm 1,4 vez mais risco de sofrer de cancro da mama que as que não têm. «Estes resultados são promissores porque revelam um novo caminho molecular que poderia estar ligado ao cancro da mama», disse Kenneth Offit, director do estudo.
A pesquisa ocorreu com um novo método que distingue as variações genéticas do genoma e que alteram a fisionomia individual do ADN. Segundo os cientistas, estas alterações são mais frequentes em indivíduos com certo tipo de doenças.





Embora o risco vinculado a este marcador seja menor que o de outras mutações genéticas, a descoberta aumentará o conhecimento sobre as variações que contribuem para o cancro da mama, indicaram os cientistas. Offit acrescentou que o novo marcador genético não terá implicações clínicas imediatas ou algum impacto nas pautas para determinar a existência de cancro da mama. "Estes resultados são entusiasmantes porque nos mostram novas vias moleculares que podem estar associadas ao cancro da mama", disse o coordenador da investigação Kenneth Offit, do MSKCC.




O estudo seguiu uma metodologia de mapeamento do genoma (GWA) que observa, ao longo de todo genoma, as variações que alteram os blocos de construção que participam na fisionomia individual do DNA. Segundo os investigadores, estas alterações ocorrem com mais frequência em indivíduos com determinadas doenças. Durante a investigação, a equipa descobriu uma localização específica de um gene no cromossoma com efeito no desenvolvimento de cancro da mama.




De acordo com os cientistas, embora o risco associado a este marcador genético seja muito inferior ao das mutações genéticas BRCA, esta descoberta contribui para um melhor conhecimento das variações genéticas relacionadas com o cancro da mama.
"Este marcador genético não vai ter implicações clínicas imediatas. O teste para este marcador não está disponível para o público e o exame vai continuar a ser feito apenas no âmbito de trabalhos de investigação",
afirmou Offit.




Fontes:

Texto: Email recebido /Lusa / Net

Fotos: da Net

António Inglês 10 Março de 2008

Cancro da mama mata quatro mulheres por dia em Portugal!

*

Em Portugal morrem diariamente quatro a cinco mulheres vítimas de cancro da mama, uma «epidemia» que começa a atingir cada vez mais jovens, alertou um representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).




«Todos os dias são detectados 13 novos de casos de cancro da mama e em Portugal morrem diariamente quatro a cinco mulheres», afirmou Mário Bernardo, coordenador do programa de exames de rastreio do cancro da mama na zona sul do país promovido pela LPCC desde 1997. Uma doença normalmente associada a mulheres mais velhas, o cancro da mama começa a ser detectado cada vez mais em raparigas jovens, segundo o relato de Mário Bernardo. «Há mais de 30 anos que tenho de pedir a meninas para tirar uma mama e é sempre muito difícil. Não há mês nenhum que não tenha raparigas de vinte e poucos anos com cancros da mama», recordou o médico, afirmando que «em todo o mundo ocidental há referências da doença em idades cada vez mais precoces». Para este especialista, os números reflectem uma «epidemia» nacional: «Todos os anos são detectados 4.200 novos casos. Nós estamos perante uma epidemia, um problema da sociedade». Por isso, «tudo o que seja recuar no tempo, antecipar o diagnóstico é benéfico», alertou Mário Bernardo durante a cerimónia de doação de 12 mil exames de rastreio à LPCC, resultado de uma campanha lançada pela empresa UNICRE entre 8 de Dezembro e 6 de Janeiro.



«Com os rastreios estamos a fazer algo para salvar vidas», afirmou a presidente da Liga, Manuela Rilvas, recordando que o programa lançado em 1990 pela instituição actua principalmente no interior do país, «onde ninguém fazia mamografias nem havia mamógrafos». Segundo o coordenador da zona centro, o programa teve de ultrapassar grandes obstáculos no início: «Tivemos dez anos à espera para conseguir as listas dos centros de saúde com o nome, idade e morada das mulheres para as podermos convocar a fazerem o rastreio». «Este é um trabalho feito com centenas de pessoas e milhares de voluntários que nunca aparecem nas cerimónias nem nos jornais, mas que fazem um trabalho notório», sublinhou o coordenador do programa de exames de rastreio da zona centro, Vítor Rodrigues. Além da ajuda dos voluntários, o programa contou também com o apoio dos «padres que durante as homilias de domingo convenciam as mulheres a fazerem o rastreio», lembrou Mário Bernardo. De dois em dois anos, as quatro unidades da LPCC «regressam religiosamente ao mesmo local» para que todas as mulheres, entre os 45 e os 69 anos, possam fazer ou repetir o exame, recordou Vítor Rodrigues. A LPCC já realizou mais de 800 mil mamografias em todo o país, efectuando actualmente cerca de 130 mil exames por ano, um número que leva Vítor Rodrigues a falar numa «fábrica com o controle de qualidade mais apurado possível». Prova disso é a forma como é feito o exame de rastreio: todas as mamografias são lidas por dois radiologistas para confirmar que nada é passado despercebido. O grande objectivo dos rastreios é conseguir detectar a doença «num estádio muito precoce, quando o cancro ainda não é palpável, para poder diminuir a mortalidade», explicou Vítor Rodrigues.


O médico do centro do país recorda que «há 20, 25 anos não se falava em cura» e que dados actuais garantem que «o rastreio permite reduzir a mortalidade por cancro em 30% cento». No entanto, Vítor Rodrigues deixa um alerta para os responsáveis governamentais: «se o cancro for diagnosticado e depois não houver possibilidade de tratamento este será um acto criminoso». Entretanto, os dois especialistas recordam que existem algumas regras básicas que as mulheres devem ter em conta para combater este flagelo como os cuidados com a alimentação, que deve ser pobre em gorduras e álcool.
Entre os grupos de risco estão as mulheres com antecedentes familiares: «5 a 10% das mulheres com cancro de mama têm familiares que já sofreram desta doença», afirmou Mário Bernardo. Os especialistas alertaram ainda as mulheres para o erro de não fazerem os rastreios por terem medo de lhes ser detectado um cancro e lembraram que, para os casos em que é detectada a doença, já existem grupos de apoio em Portugal. «Eu não sei explicar a uma mulher o que é ter um cancro da mama, mas existem muitas outras mulheres que já passaram por isso, que agora estão em grupos de apoio e podem ajudar», lembrou Mário Bernardo. Hoje, a UNICRE doou a quantia referente a 12 mil exames de rastreio conseguida através de uma campanha intitulada «Quem tem um coração grande, passa cartão às boas causas».

Lusa



NOVOS SINTOMAS DE CANCRO DA MAMA

Esta é uma informação a ter em conta por todas as mulheres. Acho que é importante que a divulguemos entre as nossas amigas.
Em Novembro, a irmã de uma amiga desenvolveu uma erupção na sua mama, parecida à que ocorre nas mães jovens que estão a amamentar.
Como a sua mamografia não acusou nada, o médico receitou-lhe antibióticos para a infecção.
Depois de dois tratamentos começou a piorar. O médico mandou-a fazer outra mamografia e desta vez revelou uma massa cuja biopsia provou ser um tumor maligno de rápido crescimento.
Primeiro teve de fazer quimioterapia para diminuir o crescimento do tumor. Depois fez uma mastectomía e a seguir fez um tratamento completo de quimioterapia seguido de radiação...
Nove meses depois de um intenso tratamento deram-lhe alta.
No entanto, um ano depois, o cancro atingiu-lhe o fígado.
Seguiu quatro tratamentos e acabou por decidir que preferia ter qualidade de vida e não sofrer os efeitos secundários da quimioterapia.
Vivemos cinco meses extraordinários e ela planeou todos os detalhes dos seus últimos dias.
A sua mensagem é a seguinte:
Por favor estejam alerta a qualquer coisa anormal e procurem imediata e persistentemente ajuda.


PREVENÇÃO


Fontes:

Texto: Email recebido /Lusa / Net

Fotos: da Net

António Inglês 10 Março de 2008

A DOENÇA DE PAGET

*

EMAIL RECEBIDO


Esta é uma forma rara de cancro da mama e aparece na parte exterior do seio, no mamilo, na auréola.

Pode parecer uma erupção que depois se torna numa lesão delimitada ao seu redor por pele ressequida.

Eu nunca suspeitaria que era cancro de mama, mas era. O meu mamilo nunca me pareceu diferente, mas a erupção incomodava-me e por isso fui ao médico.

Algumas vezes sentia que me picava e doía, mas à parte disso não me incomodava. Era só feio e irritante, e não passava com nenhum dos cremes receitados pelo meu médico e pelo dermatologista para a minha suposta dermatitis (inflamação da pele).



Pareciam preocupados, mas nunca me alertaram para a possibilidade de ser canceroso. Suspeito que não há muitas mulheres que saibam que uma lesão ou uma erupção no mamilo possam ser cancro da mama.

O meu começou como uma simples mancha vermelha na auréola do mamilo. Um dos maiores problemas da doença de Paget é que parecem ser sintomas inofensivos e frequentemente são confundidos com uma inflamação ou infecção da pele, atrasando assim a sua detecção e tratamento.



Quais são os sintomas?

Os sintomas incluem:

1 – Uma irritação da pele persistente, uma erosão, uma ferida com crostas ou uma secreção pelo mamilo. (Como já disse, no meu caso não me provocava muita comichão nem tinha secreção; só sentia alguma irritação da pele e tinha uma crosta num dos lados da auréola do mamilo).

2 – Uma lesão no mamilo que não se cura (a minha estava na área da auréola com uma protuberância no centro do mamilo).

3 – Geralmente só afecta um mamilo.




Como se pode diagnosticar?


O teu médico deve fazer-te um exame físico e deve mandar fazer imediatamente uma mamografia a ambos os seios.

Ainda que a irritação da pele e as crostas pareçam ser uma dermatitis (inflamação da pele), o teu médico deve suspeitar de cancro da mama se os sintomas são só num dos seios e deve mandar fazer imediatamente uma biopsia da lesão para confirmar o diagnóstico.

Tenham em conta a importância desta mensagem e enviem-na à maior quantidade de pessoas possível.

Pode salvar a vida a alguém. O meu cancro de mama propagou-se e passou aos ossos mesmo depois de receber mega-doses de quimioterapia, 28 tratamentos de radioterapia e de tomar Tamaxofin.




Se tivesse sido diagnosticado como cancro da mama desde o princípio, provavelmente não se teria propagado pelo organismo.

A todos os leitores: isto é triste – como mulheres, não conhecemos a doença de Paget.

Se, ao reenviar isto por email, podemos fazer com que outras conheçam esta doença, estamos a ajudar muitas mulheres em várias partes do Mundo.

Não te custa nada, só perdes 1 minuto e os resultados PODEM SALVAR VIDAS.


Fontes:
Texto e Fotos tirados da Net e por Email recebido
António Inglês

domingo, 9 de março de 2008

VEM SENTAR-TE COMIGO LÍDIA!

Amigos:
SEGUNDA-FEIRA: Reunião Rotários!
TERÇA-FEIRA : Reunião politica!
QUARTA-FEIRA : Tasquinhas de Rio Maior!
QUINTA-FEIRA : Reunião politica! Preparação da Assembleia Freguesia!
SEXTA-FEIRA : Assembleia de Freguesia!
SÁBADO : Jantar de amigos, Dia da Mulher!
DOMINGO : UFA ! Finalmente um tempinho para vir até aqui!



Desculpem-me mas hoje, quero continuar a homenagear minha mulher, e não encontro melhor forma do que aproveitar Fernando Pessoa!

FERNANDO PESSOA

Tenham um resto de bom domingo!
António Inglês