sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

RÁDIO COMERCIAL HOMENAGEOU!

*

Fotomontagem do Blog
WEHAVEKAOSINTHEGARDEN


Homenagem da Rádio Comercial ao Ministro Mário Lino

A Música do Aeroporto - JAMÉ - Letra de Mário Lino

Como a Portela não aguenta tanto povo
É preciso construir um aeroporto novo
Pode ser na Ota ou até na Nazaré
Mas na Margem Sul ­ jamé, jamé, jamé

Um aeroporto à grande, mesmo de top
Com milhares de pistas e uma granda free-shop
Com stands da Rolls Royce e sanitas com bidé
Mas na Margem Sul ­ jamé, jamé, jamé!


Não há escolas, nem hospitais
É 1 deserto mesmo aqui ao pé
É que nem lá chegam os jornais
Na Margem Sul ­ jamé, jamé, jamé


Encomendaram-se estudos, fizeram debates
Não queriam a Ota, que cambada de chates¿
Mas quando perguntavam 'Oh Mário, como é que é?'
Eu dizia 'Margem Sul ­ jamé, jamé, jamé'


Até que saiu o estudo feito pelo LNEC
Ai Jazus quando o vi até-se m'ia dando um trec
Eu que sempre disse 'Margem Sul ­ jamé'
Tive de ouvir o seguinte dito pelo meu amigo Zé¿


Som 'Sócrates Alcochete'
A localização do novo Aeroporto de Lisboa na Zona do Campo de Tiro de Alcochete é aquela que se verificou ser a mais favorável


Façam o que bem quiserem ­ Eu não quero saber
Em Alcochete é que não me vão ver
Nem que aterre no Porto e faça o resto a pé
Mas na Margem Sul - Jamé Jamé Jamé


Não há escolas, nem hospitais
É 1 deserto mesmo aqui ao pé
É que nem lá chegam os jornais
Na Margem Sul ­ jamé, jamé, jamé

José Gonçalves

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

10.000 VISITANTES! UPS!

*

Meus amigos, hoje este espaço está de parabéns!


O Porentremontesevales atingiu a bonita soma de 10.000 visitantes em sete meses e meio de existência, o que permite obter uma média de 1.333,33 visitantes / mês, 44,44 visitantes / dia, 1.85 visitantes / hora.


Em matéria de postagens, efectuei 325 postagens no mesmo período de tempo, o que permite obter uma média de 43,33 postagens / mês, 1.44 postagens / dia.


Em condição alguma, o autor deste espaço, pensou que fosse possível atingir tais números pois os objectivos eram bem mais modestos e apontavam para um entretenimento passageiro, capaz de ocupar os tempos livres que sempre nos surgem.


De postagem em postagem, de desânimo em desânimo, de incentivo em incentivo, de amigo em amigo lá foi vivendo este blog.


Sem pretensões de ordem alguma, optei por temas generalistas, que me permitiram ir praticando, aprendendo e encontrando desta forma as melhores opções de comunicação com o mundo da blogosfera.


Como principal factor para este êxito estiveram sem dúvida todos aqueles que me permitiram acreditar que valia a pena continuar e por isso quero deixar aqui a todos sem excepção, os meus sinceros agradecimentos, por terem contribuindo de forma decisiva, para que este dia fosse uma realidade.


Claro que poderia particularizar, enunciar aqueles que mais fizeram ou contribuíram para que eu continuasse por entre montes e vales, mas não quero correr o risco de deixar para trás um ou outro espaço, pois mesmo com menor frequência, ajudaram a atingir tal patamar de visitantes que jamais julguei ser possível.


Um grande obrigado a todos e por certo nos iremos encontrando por mais uns tempos, se bem que o regresso ao mundo do trabalho me tenha vindo retirar muito do tempo que tinha para estar entre vós.


BEM HAJAM AMIGOS/AMIGAS!

José Gonçalves

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A AMIZADE ESPREITOU SORRATEIRAMENTE...

*

O Poema

A amizade espreitou sorrateiramente,
como uma brisa discreta e diferente,
chegou com cheiro a flores silvestres,
num silêncio em que a vida estava presente...

Reconheci-a num sorriso, num olhar,
na alegria profunda de saber
que um amigo, mais que querer-me bem,
é alguém que ama comigo o resto do mundo...
Alguém que mesmo em silêncio, me fala de rios e mares,
de gaivotas, de sonhos, de paz e de infinitos...
alguém que com pouco me dá muito,
porque a minha fortuna é ter amigos que são uma oração,
reconhecê-los no meio de uma multidão,
ou num silêncio feito de TUDO...
E viver a amizade como a natureza
tão pura, misteriosa e criativa
e como num sonho agarrar nela a beleza
das coisas simples e profundas da vida.


Arminda Branca M. V. Pinto
20-06-1990


O Texto

Este texto é uma homenagem a todos os amigos que durante a última semana me foram distinguindo com prémios, que me parecem pomposos demais para quem está aqui apenas para escrever, comunicar e para vos amar... a vós e ao mundo em que vivemos.É esta a forma que tenho de vos agradecer.


O Comentário


Foi com este poema e com este texto que a Brancamar nos recebeu na casa dela.

Poderia parecer uma simples troca de mimos entre amigos virtuais. Mas não é. É muito mais que isso, é a voz do coração a falar e a prova evidente de que quem lhe dedicou prémios não se enganou. Ela merece-os e bem, mesmo andando há pouco tempo por aqui. Bem hajas amiga Branca.

José Gonçalves

PRÉMIO DA AMIZADE!


"Benditos sejam os que ainda sentem no coração a ternura da amizade"


Esta mensagem acompanhou este prémio da AMIZADE que a Elvira Carvalho do Sexta-Feira entendeu conceder-me. Poderia aproveitar aquelas palavras do costume, dizendo que não o mereço, que são os amigos que o merecem, que me sinto muito honrado com a sua atribuição, etc, etc, etc.
Desta vez não o vou fazer. E não o faço porque quero através dele, prestar a minha mais profunda homenagem quem mo outorgou, porque dela vem a força e a imagem viva dessa AMIZADE de que tanto falamos aqui.
Tudo o que pudesse dizer seria insignificante, perante o valor que que este prémio representa para todos nós, amigos virtuais, dedicados, sinceros desta "nossa" Elvira Carvalho. A sua enorme presença é um incentivo importante para muitos de nós, que temos recebido, sempre que disso necessitamos, a palavra certa e amiga no momento exacto.
Obrigado Elvira Carvalho!
José Gonçalves

domingo, 20 de janeiro de 2008

PARA UM ENTARDECER DE DOMINGO




Está a acabar este fim de semana e uma nova etapa de mais sete dias se aproxima a olhos vistos. Deixo-vos um pequeno filme para que se torne mais fácil esta transição.
Abração a todos.
José Gonçalves

SPORT LISBOA E BENFICA

*Foto tirada da Net


Propositadamente não tenho abordado o tema futebol por entender que talvez não seja o mais interessante para os amigos que me visitam, na sua grande maioria visitantes do sexo feminino, embora saiba que nos dias de hoje muitas são as senhoras que gostam do desporto rei e disso dão conhecimento público, não só manifestando a sua opinião, declarando mesmo as suas preferências clubisticas, como indo aos estádios assistir a jogos de futebol.

Este espaço pretende ser aberto aos mais variados temas, estando atento a muitos que vão aparecendo na Comunicação Social, ou na Internet e deles vai dando conhecimento sempre que, na opinião do autor deste blog, eles se mostrem oportunos e de relevo.

Aqui e ali, têm aparecido também os meus próprios textos, porque isto de manifestar-mos apenas a opinião dos outros ou as noticias dos outros, torna-se muito monótono e não augura nada de bom.

Estou “Vivinho da Silva”, tenho opinião, nunca em qualquer circunstância invadi a privacidade de alguém, nem tão pouco cometi qualquer ofensa a quem quer que seja. Como opinião é um direito que me assiste, enquanto cidadão, dela vou continuando a dar conhecimento no único sítio onde por enquanto não tem havido censura. E é neste contexto que hoje me deu na “gana” de falar do meu Benfica.

Estou muito perto de passar a estar catalogado na classe dos sexagenários, o que muito me honrará e é sinal de que cá cheguei são e salvo. Por essa razão levo já muitos anos de adepto e de”treinador de bancada” do meu Glorioso. Ao longo destes anos, muitos foram os jogadores que por ele passaram, demais infelizmente, e por cá também foram passando muitos treinadores, que não têm aquecido o lugar durante muito tempo.

Dirigentes, foram os que foram, uns piores que outros sob ponto de vista de gestão financeira claro, e mesmo na gestão desportiva, raros foram aqueles que tiveram sucesso nos últimos anos, excepção feita à actual gerência que financeiramente devolveu ao Benfica a credibilidade que outros lhe fizeram perder.

Não sou daqueles que quer vencer à custa de tudo e de todos, nem defendo, como nunca defendi, uma gestão desenfreada na compra dos melhores jogadores, porque nem sempre a classificação de melhores lhes confere depois dentro do campo o direito de assim continuarem a ser apelidados, uma vez que muitas têm sido as ocasiões em que teimam em demonstrar que afinal não serão tão bons assim, muito menos os melhores.

No meu Benfica, tem havido em minha opinião, sempre uma dificuldade enorme de perceber que o facto de sermos Benfica não tem forçosamente de nos colocar numa posição de ricos pagadores, contratando jogadores medianos pagos a peso de ouro só porque passarão a ser jogadores do Sport Lisboa e Benfica.

As dificuldades financeiras, fruto de gestões desastrosas, ditaram as suas leis e até entendo que tenhamos dificuldades na aquisição daqueles jogadores que gostaríamos de ver jogar no nosso clube, mas tem faltado objectividade, liderança e sobretudo a capacidade de colocar nos departamentos certos as pessoas certas.

Dou a mão à palmatória e reconheço que dos três grandes, sendo aqueles que pelo passado, deveríamos continuar a ter o prestigio e o enorme peso, sempre que um jogador tem de se decidir por envergar a camisola deste clube, isso não acontece nos tempos que correm. Infelizmente já muitos não mostram o interesse de ingressar no clube da águia, que os últimos resultados e as muitas crises que o SLB tem atravessado, têm deixado as suas marcas negativas, e qualquer jogador de classe média/alta quer muito justamente ver correspondido nos resultados, no futebol e no prestígio o que procura.

O Sporting tem sido uma escola de formação e vai sendo viveiro de extraordinários jogadores, embora depois sinta dificuldade em conservá-los. O Porto tem tido a capacidade de saber escolher os jogadores certos, que mesmo não sendo muito conhecidos quando são adquiridos, vêm a mostrar depois, quão acertada foi a sua compra. No Benfica, ao invés, as aquisições vêm sempre rotuladas de grandes craques, capazes de gerar grandes expectativas na massa associativa e grandes resultados dentro das quatro linhas, mas a realidade tem sido, salvo raras excepções, a desilusão completa, ainda a época não vai a meio.

Treinadores têm sido mais que muitos e de cada vez que se troca, acreditamos todos que desta é que é, só que as coisas não têm sido bem assim e ao fim de escassos meses já os adeptos contestam e pedem a sua cabeça. Quando não aparecem resultados é sempre assim.

Foram as recentes afirmações feitas por José António Camacho, ilustre treinador do meu Benfica, e que li no Jornal 24Horas, que me fizeram agarrar na pena e tecer alguns comentários pois o que li não me agradou.

Não tenho capacidade para avaliar o senhor Camacho como treinador, nem o quero fazer, mas afirmar publicamente que com esta equipa não é possível vencer a liga, não lembra ao diabo. Que treinador é este, que motivação é esta que Direcção é esta?

Como se pode exigir aos jogadores seja o que for se eles se confrontam com as afirmações públicas do seu treinador que deles tem uma opinião medíocre. Então o senhor Camacho quando aceitou treinar o Benfica não sabia os jogadores que teria? Então, sendo a segunda vez que por cá passa, desconhecia as limitações financeiras do SLB? Ou tem andado enganado este tempo todo pelo senhor Luís Filipe Vieira? Ou o senhor Luís Filipe Vieira tem andado a enganar-nos a todos, prometendo grandes equipas e comprando em saldos?

Não vejo melhorias depois do despedimento de Fernando Santos, pelo contrário, o Engenheiro sabia perfeitamente bem o que queria e montou uma equipa baseada na continuação de Simão Sabrosa, escolhendo jogadores que viriam juntamente com ele, fazer a diferença. Depois tiraram-lhe o tapete. Com Camacho a situação era um facto consumado e aceitou os jogadores que lhe deram, sabendo que Simão já cá não estava.

Sinceramente, nunca me agradaram as maneiras de responder do senhor Camacho, sempre que questionado sobre questões de futebol e da equipa que treina. A sua postura sempre me pareceu a de alguém que se julga muito “lá em cima”, muito acima do valor do Sport Lisboa e Benfica e sempre com a resposta pronta na língua de que “no passa nada”, “ai que salir a ganar” e outros chavões que nada respondem que nós não saibamos, e também sempre me deixou claro que a paixão pelo clube que treina é nada ou muito pouco. Está por cá porque tem de "ganar" a vida na sua profissão, mas também se não o quiserem pode muito bem ir-se embora. E não me venham agora dizer que estou enganado, porque na sua primeira passagem pelo Benfica, tendo a massa associativa na mão, assim que lhe acenaram com a possibilidade de ir treinar o Real Madrid, a sua paixão verdadeira, foi o que se viu.

Outros treinadores passaram neste clube que se calhar também não eram adeptos do Benfica, mas de nenhum deles senti tamanha distância e indiferença entre ambos, clube e treinador. Todos sabemos que muitos antigos jogadores fazem do futebol o seu modo de vida depois de terem arrumado as botas, abraçando a carreira de treinador, e porque têm necessidade de trabalhar, têm do o fazer nos clubes que os contratam, independentemente da sua cor clubistica, e por isso devem vestir a camisola do emblema que servem. Neste caso, pela sistemática postura e pela imensa maçada que Camacho tem demonstrado ter para responder às perguntas que lhe são feitas, não me parece que seja isso que acontece.

Os jornalistas apresentam por vezes questões que me deixam igualmente “apardalado” e são capazes de repetir a mesma pergunta vezes sem conta, mudando apenas o palavreado, tiram do sério um santo, mas senhor Camacho, estas são as regras e a elas o senhor já devia estar habituado. O Glorioso tem um passado não menos importante que o seu, bem pelo contrário, por isso era altura de “baixar à terra” e perceber que está entre amigos e adeptos que só querem ver o seu Benfica a jogar e a discutir resultados, com algumas conquistas à mistura. Não será seguramente com este tipo de afirmações que alguma vez se recupere seja o que for, nem força anímica, nem motivação e muito menos a mística que durante anos o Sport Lisboa e Benfica teve.

A credibilidade, essa foi recuperada e ela se deve a Luís Filipe Vieira e seus pares, a quem tiro o meu chapéu por isso, mas meu caro Presidente, nós sócios e simpatizantes, simples apoiantes, queremos títulos, vitórias, exibições e glória. Sei que é isso também que quer e por enquanto ainda vou acreditando em si, mas manter treinadores por amizade, por favor não.

Desculpem lá isto hoje, e muitos de vós não chegarão ao fim da leitura desta minha crónica, mas tinha de ser, andava “aqui” entalada.

Já estou melhor obrigado!

José Gonçalves

CASA DA MÚSICA - PORTO

*Foto da Net


Jovem prodígio de Guimarães abriu ontem sábado, a temporada de piano na Casa da Música no Porto


O jovem pianista Pedro Pereira abriu ontem sábado, a temporada de piano na Casa da Música com um programa que percorreu um repertório desde Bach até à actualidade, anunciou à Lusa fonte daquela instituição.

Neste concerto, esgotado há mais de uma semana, o pianista, de 17 anos, natural de Guimarães, deu ainda a conhecer a sua faceta de compositor, interpretando «Quatro canções para piano» da sua autoria.
Pedro Pereira tem participado em numerosos concursos internacionais, tendo sido laureado em todas as competições em que se apresentou.
Conforme a Lusa adianta, o pianista vimaranense tem já oito primeiros prémios, tendo os primeiros sido obtidos nas VI e VII edições do concurso nacional de piano «Florinda Santos», em S. João da Madeira, e no IV Concurso Internacional de Piano, cidade do Fundão, em 2005.
Em 2006 venceu o Concurso Internacional de Piano Galaico-Português, em Vigo.
Em 2007 prosseguiu com mais vitórias em Espanha, nomeadamente no XIV Concurso Internacional de Piano «Cidade de San Sebastián», Espanha (categoria Médio II), no XIV Concurso Internacional de Piano «Cidade de San Sebastián», (categorias médio Superior, até aos 21 anos) e no XI Concurso Internacional de piano «Ricard Vines», em Lleida.
Também em 2007, voltou a Vigo para alcançar o 1º Prémio no Concurso Internacional de Piano Galaico-Português, desta vez na categoria até aos 25 anos.
Tem ainda no seu palmarés vários segundos, terceiros e quartos prémios em concursos de pianos de vários países, desde a Eslováquia à Espanha.
Pedro Pereira iniciou os seus estudos musicais de piano aos cinco anos com a professora Marina Pikoul, estudando desde 1998 com o professor Marian Pivka, um antigo aluno de Vera Gornostayeva.
Em 2000, esteve no festival de piano Yamaha Music, em Madrid e foi a partir desse ano, que começou a participar em várias competições de nível nacional e internacional, obtendo os prémios já descritos.
Paralelamente, Pedro Pereira tem realizado vários recitais em diversas cidades portuguesas e em Espanha.
Em virtude dos prémios alcançados, o jovem pianista de Guimarães foi convidado recentemente pela EMCY (European Union of Music Competitions for Youth) a participar em festivais de música em diferentes cidades europeias.
Pedro Pereira prepara-se agora para prosseguir a sua formação fora de Portugal, provavelmente em Cleveland, nos EUA, ou no Conservatório Tchaichovski, em Moscovo.
No concerto de sábado, na Sala 2 da Casa da Música, Pedro Pereira abriu com J.S. Bach (Suite Francesa n.º 5), a que se seguiu uma obra de Haydn (Sonata em Mi bemol maior Hob.49).
«Quatro canções para um piano», de sua autoria, abriu a segunda parte do concerto, terminando a sua actuação com «Après une lecture de Dante», de Franz Liszt.

2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Jornal Digital O Leme de 18.01.2008
José Gonçalves

MIMOS, MAIS MIMOS E AINDA MIMOS

*
Amigos/amigas, estamos num novo fim de semana de prémios. A Maria do Cheiro da Ilha, http://ocheirodailha.blogspot.com/, e a Isabel do Sophiamar, http://sophiamar.blogspot.com/, entenderam oferecer-me o prémio "prix amitié virtuelle" que é recente na blogosfera. Eu não o conhecia. As pessoas podem não ser só aquilo que escrevem mas são essencialmente o que escrevem. Acredito que os Amigos que temos por aqui são Amigos porque escrevem verdadeiro. E nós identificamo-nos, ou não, com o que escrevem.

Mais uma vez me vejo confrontado com este desafio de ter de nomear mais dez espaços por onde andam “amigos verdadeiros”, e isso é sempre muito difícil. Mas, como fui nomeado por duas amigas, uma de cada vez, acredito que posso fazer um pouquinho de “batota” e por isso vou nomear vinte, dez por cada uma delas. Mesmo assim muitos irão ficar sem os poder nomear mas acreditem que todos me são estimados da mesma maneira.
Assim, sem qualquer outra justificação, atribuo este prémio aos seguintes Amigos, todos "linkados" na coluna lateral do meu blogue:

Da Maria do Cheiro da Ilha:


Amigona do http://amigonasempreblogger.blogspot.com/
Aramis do http://aramis-cavalgada.blogspot.com/
Branca do http://brancamar.blogspot.com/
Fernandinha do http://fernananda55.blogspot.com/
Momentos do http://somomentos.blogspot.com/
Maria Faia do http://wwwquerubimperegrino.blogspot.com/
Elvira Carvalho do http://6feira.blogspot.com/
Sophiamar do http://sophiamar.blogspot.com/
São Banza do http://saobanza.blogspot.com/
Ernesto Feliciano do http://s-martinho-do-porto.blogspot.com/


Da Sophiamar:


Avelaneiraflorida do http://cantaresdeamigo.blogspot.com/
Belisa do http://estrelanoceu-belisa.blogspot.com/
Carminda Pinho do http://forum-cidadania.blogspot.com/
Rakel do http://devaneios-a-partir-do-nada.blogspot.com/
Geo do http://geo-rosa.blogspot.com/
Joaninha do http://joaninhavoavoa-joaninha.blogspot.com/
Maria Clarinda do http://sombrasdemim.blogspot.com/
Maria Luar do http://marialuar.blogspot.com/
Maria do http://ocheirodailha.blogspot.com/
Vieira Calado do http://astronomia-algarve.blogspot.com/


E agora meus amigos, feitas que estão as nomeações, espero que levem os vossos prémios e que os distribuam da melhor maneira que souberem ou puderem.

Fatalmente, muitos destes amigos que acabei por nomear, foram também nomeados pelas amigas que mo ofereceram, e que eu, de forma um pouco batoteira envolvi muito justamente nestes prémios, pois elas têm sido ao longo deste tempo que levo de “Por Entre Montes E Vales” duas sinceras amigas que não dispenso, tal como não dispenso todos os outros que citei e até mesmo aqueles que não couberam nestas nomeações por não poder ir mais longe.

Estou hoje muito mais rico, do que estava há um ano atrás, pois a minha fortuna pessoal aumentou desde então, depois de vos ter conhecido a todos.

Bem hajam meus amigos, por terem feito deste vosso amigo um afortunado!

José Gonçalves