sábado, 15 de dezembro de 2007

BOM DIA, BOM SÁBADO E... BOM FADO



~*~> Clique aqui p/ Imagens e Músicas

BEATRIZ COSTA!


Fiquem a saber que mesmo sem tempo, aqui venho de fugida, deixando-vos algumas pequeninas lembranças de grandes coisas.
Esta Senhora, se fosse viva, teria feito ontem dia 14 de Dezembro de 2007, cem anos.
Deixo-lhe os meus parabéns Beatriz Costa, esteja lá onde estiver!
José Gonçalves

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

TEMPORÁRIAMENTE AUSENTE

DESCULPEM-ME MEUS AMIGOS. MAS ATÉ DOMINGO NÃO VOU TER TEMPO DE AQUI VIR!
VOLTAREI LOGO DE SEGUIDA E COM FORÇA.
ESTA FESTA DE NATAL ESTÁ A OCUPAR-ME O TEMPO TODO!
UM ABRAÇO PARA TODOS!
José Gonçalves

DIFICULDADE A QUANTO OBRIGAS!!!



Meus amigos.

Atravessamos um período de muita contenção económica, todos sabemos. Essa é a causa primeira de tantos cortes em várias despesas que se faziam sem controle e sem justificação aparente.
As despesas públicas estavam e estão na ordem do dia. Gastos de toda a espécie eram feitos em nome não sei do quê, nem de quem. Parecia que cada um queria parecer melhor que o parceiro do lado. Foi-se tirando onde fazia falta e ia-se pondo onde fazia vista. Ainda faz escola esta máxima, para mal dos nossos pecados.
Infelizmente, este estado de coisas não era privilégio do estado. Também nas famílias acontecia o mesmo sem problema. As consequências eram inevitáveis mas viriam depois, como vieram.
Hoje estamos a pagar a factura de tantos anos de consumismo exagerado, e a culpa até nem foi destes pobres cidadãos, sensíveis a tantos apelos de ofertas de dinheiro e de facilidades sem limite. Foi um fartar vilanagem.
Tenho para mim, que o Estado e a Banca, deveriam ser os primeiros a pagar as muitas situações em que as famílias portuguesas se encontram. Foram eles que incentivaram a este excesso de consumo e de gastos desnecessários.
Era o leve agora e comece a pagar para o ano, a oferta dos cartões de crédito, qual deles o melhor, os créditos individuais com prazos dilatados para comprar tudo e mais alguma coisa, enfim um convite ao “endivide-se alegremente”
Batemos todos no topo dos sonhos, pois comprámos tudo o que precisávamos e não precisávamos.
Só que a torneirinha das ofertas fechou-se, não totalmente mas o suficiente, os vencimentos não acompanharam a inflação e as famílias portuguesas atravessam um deserto complicado, de onde não vislumbram o oásis que gostariam e lhes devolve-se a esperança de poderem resolver os seus problemas sem que o agregado familiar disso se resenti-se.
O leque salarial em vez de se fechar, cada vez se abre mais, criando um fosso enorme entre os seus extremos. É assim que os ricos cada vez o são mais e os pobres aumentam assustadoramente.
País de contrastes, este jardim à beira-mar plantado que os nossos avós nos transmitiram bem mais justo e mais seguro.
Assim, com estas palavras chego onde quero, pois sempre ouvi dizer que a necessidade aguça o engenho e o caso que quero relatar é a prova disso. Quem não tem cão caça com gato.
Toda esta triste realidade obrigou não só as famílias a cortarem nas despesas como também as autarquias se sentiram na obrigação do o fazer porque os meios financeiros começaram a ser reduzidos.
Chegada a época do Natal, era costume ver-se as ruas das cidades e das vilas encantadoramente iluminadas com motivos natalícios. Pois agora esse costume reduziu-se e muito. Algumas nem sinal de iluminações. E muito bem, não há dinheiro não há vícios.
Porém, o Natal sem ornamentações não é Natal e isso mesmo pensou um grupo de comerciantes da cidade das Caldas da Rainha, que conscientes da realidade nacional, deitou mão à obra e decidiram lançar eles a sua própria campanha de Natal. Por acordo entre uns tantos, decidiram colocar à porta de cada uma das suas lojas uma árvore de natal devidamente enfeitada com motivos do seu próprio negócio.
Quem tem possibilidade de visitar as Caldas da Rainha nesta quadra, verificará como o efeito das muitas árvores espalhadas pelas ruas do comércio ficou bonito. São elas que dão cor e emprestam um verdadeiro espírito natalício à cidade, e não é difícil encontrar-mos árvores enfeitadas com os mais diversos artigos comerciais. Livros, malhas, pães, óculos, Cd’s, lotaria e tantos outros servem de decoração.
Nem todos os comerciantes aderiram, é verdade, mas a grande maioria fê-lo e asseguro-vos que o resultado é simplesmente fabuloso.
Daqui envio um vigoroso incentivo aos autores da ideia, dizendo-lhes que iniciativas destas, provam a força de todos nós quando agimos em unidade e em sintonia.
Parabéns às Caldas da Rainha, pois tem nos seus comerciantes, gente de garra que não desiste às primeiras adversidades.

José Gonçalves


quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

MAIS UMA PRAXE COM MAUS RESULTADOS!


Jovem ferido em actividade de praxe ficou paraplégico

Estudante internado no serviço de neurocirurgia do CHC

*

O estudante da Escola Superior Agrária de Coimbra

ferido no passado dia 28 de Novembro devido a uma

actividade de praxe, ficou paraplégico e apresenta

alterações a nível dos membros superiores.

*

A directora clínica do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC), Deolinda Portelinha, avançou hoje esta informação, salientando ainda que será possível uma recuperação, «senão total, pelo menos parcial, da capacidade motora e de alguma sensibilidade» nos membros superiores.
O jovem está internado no serviço de neurocirurgia do CHC, estando neste momento a convalescer de uma cirurgia efectuada a 30 de Novembro, em virtude do traumatismo vertebromecular que sofreu.
Recorde-se que o estudante, de 20 anos, sofreu esta grave lesão depois de se ter lançado de cabeça, de um escorrega com um desnível de dois metros para um túnel, durante uma actividade de praxe.

*

Comentário

Infelizmente, este não foi o primeiro nem será o último dos acidentes estúpidos com resultados gravosos para os estudantes praxados em diversos estabelecimentos de ensino.
Não sou contra as praxes, pois também já por lá passei, mas nunca fui adepto do exagero que julgo ser o que se passa em algumas praxes.
Mais uma vez, os resultados do que se prentendia ser uma brincadeira académica, podem vir a tornar-se irrecuperáveis para um jovem de 20 anos, que pode ficar desta forma com o resto da sua vida destroçada por colegas que nas suas praxes não encontram limites de imaginação.
Quem tem os seus filhos a estudar em Universidades espalhadas pelo País, não pode ficar indiferente nem descansado perante casos destes.
Vai sendo altura que quem de direito chame à responsabilidade os responsáveis por estes acidentes, promovendo a sua punição exemplar sob pena de continuar-mos a assistir de vez em quando a novas desgraças.
É provável que este jovem venha a recuperar a capacidade motora e a sensibilidade, senão totalmente pelo menos parcial, mas nada é certo e ficamos a torcer por essa recuperação. Ser jovem com alguma rebeldia à mistura não é crime nenhum, mas roçar a irresponsabilidade e pôr em perigo a vida do próximo, em especial de um colega, já me parece algo fora do normal.
José Gonçalves

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

PINHEIRINHO DE NATAL



~*~> Clique aqui p/ Imagens e Músicas

PREVENÇÃO

*

Previna-se não facilite!
Não ponha a sua vida em risco, nem a dos outros!
Olhe que vale a pena viver em AMOR SEGURO!
José Gonçalves

Lisboa/Empréstimo: Proposta aprovada por maioria absoluta


A Assembleia Municipal de Lisboa repetiu hoje a votação da proposta de empréstimo de 400 milhões de euros, que desta vez foi aprovada por maioria absoluta, com o PSD a votar favoravelmente.


Na votação realizada na semana passada, a proposta passou com os votos favoráveis do PS, PCP, Os Verdes e Bloco de Esquerda e as abstenções do PSD e CDS.
Desta vez, a proposta, que se mantém nos mesmo termos aprovados a semana passada, teve os votos favoráveis do PSD, PS, Bloco de Esquerda, Os Verdes, PCP e a abstenção do CDS-PP.
A presidente da Assembleia, Paula Teixeira da Cruz (PSD), anunciou aos deputados que ia propor a repetição da votação uma vez que surgiram dúvidas sobre a legitimidade da votação da semana passada e da eventual necessidade de a proposta de empréstimo precisar de ser aprovada por maioria absoluta e não relativa, como aconteceu.
Os deputados da AML votaram unanimemente pela repetição da votação.
O líder da bancada do PSD, Saldanha Serra, afirmou que ao mudar o sentido de voto, o PSD só fez «uma mudança formal» e não passou a ter «um juízo favorável sobre o empréstimo».
Na votação da semana passada, os sociais-democratas justificaram a abstenção na votação do valor de empréstimo sugerido pelo próprio PSD e adoptado pelo PS com as «fortíssimas reservas» que mantinham quanto à aprovação do plano de empréstimo pelo Tribunal de Contas.
Hoje, Saldanha Serra afirmou que «não será o PSD a permitir que o Tribunal de Contas se prenda em vícios de natureza formal», como a falta de maioria absoluta na AML, para recusar viabilizar o plano de empréstimo de 400 milhões de euros, repartido numa parcela de 360 milhões e outra de 40 milhões, destinados a pagar dívidas a fornecedores.
«Mudámos o sentido de voto apenas para permitir à Câmara fazer um empréstimo, para responder às necessidades de Lisboa e dos lisboetas, dos seus fornecedores e dos seus credores», declarou.
«A responsabilidade deste empréstimo continua a assentar na Câmara Municipal de Lisboa, no seu presidente, no PS e no Bloco de Esquerda, que sustenta a sua maioria», acrescentou.
«As dívidas só serão pagas porque houve esta proposta [de 400 milhões] do PSD», afirmou Saldanha Serra, acrescentando que «o presidente da Câmara recuou [em relação ao valor proposto de empréstimo de 500 milhões] tardiamente e foi ao encontro do caminho que o PSD sugeria».
«É fácil gerir as dificuldades com empréstimos, mas sem o ónus de reformar verdadeiramente a Câmara», apontou Saldanha Serra.

Diário Digital / Lusa

Comentário
Eu devo estar amalucado com estas noticias e com as posições dos diversos dirigentes partidários.
Diz o líder da Bancada do PSD, Saldanha Serra, que as dívidas só serão pagas porque o PSD fez esta proposta de 400 milhões de €uros e que o Presidente da Câmara recuou tardiamente, no valor por ele proposto anteriormente de 500 milhões de €uros e foi ao encontro daquilo que o PSD sugeria.
Ora bem, devo andar noutro planeta ou então ando mal dos ouvidos. Então não é que me pareceu ouvir os Sociais Democratas afirmarem logo após esta proposta de António Costa, que não aceitavam este valor proposto pois para pagar as dívidas imediatas seriam necessários apenas 150 milhões de €uros?
E sobem assim de 150 milhões para 400 milhões de €uros? Com tanta facilidade? Então quem tinha razão, que valores deve a Câmara Municipal de Lisboa a fornecedores? E tendo o Presidente da Câmara aceite baixar o inicialmente proposto de 500 milhões para 400 milhões de €uros, foi ele que foi ao encontro do PSD? Que política é esta? Que oposição é esta?
Mas isto anda tudo maluco ou querem fazer de nós palermas? Ou será que estou noutro planeta?
José Gonçalves

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

BOAS FESTAS PARA TODOS!



Bom Ano 2008

SÃO OS NOSSOS VOTOS PARA TODOS OS AMIGOS DESTE ESPAÇO, COM PAZ, HARMONIA, SOLIDARIEDADE, AMIZADE, AMOR e algum DINHEIRINHO QUE FAZ JEITO!
José Gonçalves

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

NOVO DESAFIO!

*


A Elvira Carvalho do Sexta – Feira resolveu lançar-me mais um desafio que não garanto seja capaz de cumprir na integra.
Do meu Por Entre Montes E Vales disse o seguinte quando me nomeou:


Por entre montes e vales. O José Gonçalves tem um blog muito interessante. Atento ao mundo que o rodeia, no seu blog, nós podemos encontrar crónicas de vida de outros tempos, comentários sobre decisões governamentais actuais, Histórias sobre espécies em extinção, e ainda momentos de humor tudo isto envolvido por uma palavra acolhedora, que faz com que o visitemos todos os dias. E ele é um "Blog de Elite"

Claro que este desafio, põem-me perante um outro que é nomear 5 blogueiros mais. Por isso será melhor deixar aqui as regras do idealizador deste desafio, do PutsGrilo!com:

Indique 05 blogueiros que você considera ‘de elite’ e explique o porquê de seus votos. A brincadeira é simples! Você capricha no discurso com os 05 ‘moleques’ da blogosfera - eles podem já ter sido indicados por outra pessoa e torce que seja tão eficiente que você seja indicado pelo maior número de pessoas.Como todo meme, é exigência um link para o blog que o indicou e outro para o criador do meme, neste caso o blog PutsGrilo!com. Os blogs terão até o dia 31 de dezembro de 2007 para receberem votos. Todos os votos depois dessa data não serão computados. Cada voto deve ser informado o mais brevemente possível por meio de comentários nesta página e somente serão computados votos emitidos por blogs com mais de 01 mês de existência. Além disso, não serão computados votos de uma pessoa para si mesma, claro.Durante o mês de Janeiro todos os votos serão computados e o resultado, divulgado.
Além disso, quem ganhar terá um prémio em espécie. Que tal?

E os meus nomeados são:

Sophiamar – A Sophiamar é na realidade uma narradora insubstituível para mim. As histórias de vida que nos conta e que constam do arquivo das suas memórias deixam-nos sempre à espera da seguinte. O realismo e a emoção que emprega no que escreve merecia muito mais que a simples publicação no seu blogue. Mas como é através dele que vou aprendendo todos os dias a conhecê-la um pouquinho mais de cada vez, e é ela que me trás o bom cheirinho do mar, e quem me faz acreditar que a amizade existe, não posso deixar de a considerar um “Blog de Elite”.
http://sophiamar.blogspot.com/

Sexta-Feira – A Elvira Carvalho tem a particularidade de me ter feito voltar atrás na decisão que tinha tomada há uns tempo em acabar com o meu blogue. Foram as suas palavras, o seu incentivo e a forma como a mim se dirigiu sem me conhecer que me fizeram estar hoje aqui de alma e coração. Foi por sua causa que acabei conhecendo amigos que jamais acreditei poder encontrar. Depois, foi entrando devagarinho e na altura própria no coração de todos aqueles que fazem parte já de um enorme grupo que a elege diáriamente como o farol mais forte de amizade e calor humano que todos nós necessitamos. As suas palavras calam sempre fundo pelo sentido solidário que lhes imprime. Por tudo isto não posso deixar de a considerar um “Blog de Elite”
http://6feira.blogspot.com/

Brancamar – A Brancamar tem sido uma amiga em crescendo, pois a pouco e pouco tem vindo a ganhar o seu espaço na blogosfera. Não sou grande entendedor de poesia, mas isso não me impede de reconhecer nos poemas com que nos brinda, a forte componente pessoal pois a maioria dos que publica são de sua autoria. Dessa forma abre-nos um pouco a janela do seu coração e ficamos bem mais próximos dela. Para além do mais sempre me pareceu ser uma pessoa muito sensível e amiga do seu amigo.
Por tudo isto também não posso deixar de a considerar um “Blog de Elite”

http://brancamar.blogspot.com/

Instantesdavida – Da Amigona avó e da neta princesa, tenho de realçar a sua solidariedade e a forma como nos transmite constantemente a certeza de que está muito atenta às questões sociais e no seu blogue encontramos sempre uma postagem de alerta para as injustiças da vida. As qualidades humanas que se depreendem do que nos transmite está à flor da pele de quem tem dedicado parte da sua vida ao cuidado dos outros. Também não posse deixar de considerar um “Blog de Elite”
http://amigonasempreblogger.blogspot.com/

São Martinho do Porto – Ao Ernesto Feliciano só posso nomeá-lo por ser um blog que tem sabido chegar a muitos dos que vivem de perto os valores e os interesses de toda uma região. É no seu blog que muita gente se baseia para saber do que se passa na sua terra e também para dar noticias de forma mais vasta. Tornou-se assim num blog de referência, muito respeitado e com um valor incalculável nesta Vila de São Martinho do Porto. Não será um blogue generalista, sendo mesmo muito temático, mas de cada vez que o visitamos trazemos sempre noticias e informações que nos põem a par dos acontecimentos locais e até da região. O seu estilo tem sido interventivo e denunciador de muitas situações que de outra forma ficariam na gaveta. Assim considero-o de pleno direito um “Blog de Elite”
http://s-martinho-do-porto.blogspot.com/

Aos nomeados eu peço para verem as regras em http://putsgrilo.com/

Teria muitos mais blogues de amigos que gosto de visitar pelo que me transmitem, mas estes foram aqueles que mais me vieram à memória. Estou certo de que logo ou amanhã me irei lembrar de mais, mas espero que todos os que não mencionei me perdoem pois considero-os da mesma forma e por eles tenho também muita estima.
José Gonçalves

DIREITOS HUMANOS


No dia 10 de Dezembro de 1948, foi aprovada,pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

"Quando os seres humanos nascem, são livres e iguais, e assim devem ser tratados".

A data celebra a adopção, em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração nasceu em resposta à barbárie praticada pelo nazismo contra judeus, comunistas, ciganos e homossexuais e também às bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagazaki, matando milhares de inocentes.
É a partir dessa Declaração que começa a se desenvolver o Sistema Internacional dos Direitos Humanos mediante a adopção de inúmeros Tratados Internacionais voltados à protecção dos direitos fundamentais. Entre eles a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher CEDAW - adoptada pelas Nações Unidas em 18 de Dezembro de 1979.

Foto e textos tirados da Net
José Gonçalves

domingo, 9 de dezembro de 2007

SEIS ANOS PASSARAM JÁ


“ O FUTURO É AGORA”

Foi há seis anos atrás que um grupo de aventureiros resolveu lançar um grito de revolta, indignado que estava com o rumo que a freguesia onde viviam tinha tomado.

Impulsionados por muitos amigos e apoiantes, deram corpo a esse chamamento e assumiram publicamente uma candidatura independente à Junta de Freguesia de São Martinho do Porto.

Não eram muitos, nem isso era importante. Eram os suficientes para responder presente caso a vitória lhes sorrisse.

Algo ingénuos e um poucos “verdes” nestas andanças, deitaram mão à obra sob o lema “ O FUTURO É AGORA”. Fizeram a sua campanha com a dignidade que se impunha e como não embarcaram em manobras menos correctas, encararam essa campanha como uma festa, seguros que poderiam alterar muita coisa nesta terra.

Não ganharam as eleições, é verdade, porque por aqui impera a máquina trituradora dos partidos políticos com especial predominância do Partido Social Democrata que está instalada no poder local há uns bons anos.

As freguesias são órgãos legais e legítimos, mas estão vazios de conteúdo e os seus eleitos mais não fazem que passar atestados e mobilizar as populações locais para as lutas de “galos” nas Câmaras Municipais.

O suporte financeiro das juntas de freguesia são diminutos e por isso ficamos perplexos quando vemos tanta gente que se perfila para lá chegar. E não nos pomos de fora porque a ela também concorremos.

A verdade meus amigos, é que mesmo não ganhando nada, a vida pública desta Vila nunca mais foi a mesma. Tudo ou quase tudo se modificou. Desde logo porque a oposição aprendeu a ser participativa e a intervir sempre que assim o entendia.

Foi assim que este grupo de amigos, perdendo as eleições ganhou muito mais que antes teria previsto. Ganhou a amizade que se gerou entre todos e que permitiu que passados seis anos nos continuemos a encontrar quase mensalmente em almoços ou jantares, em particular este de Natal que reforça ainda mais o espirito de união e solidariedade que existe entre todos nós.

Foi ontem, sábado dia 8 de Dezembro de 2007, que se cumpriu mais um almoço de Natal do “FUTURO É AGORA”, porque para nós o futuro é sempre agora e está ao alcance da mão.

O momento foi passado no Restaurante Maria Lagoa no Nadadouro, perto da Foz do Arelho, que pelo bem receber e bem servir recomendo vivamente.

Deixo-vos com algumas fotos desse convívio para que se roam de inveja, mas desde já vos digo que estamos abertos a maior participação, tanto mais que aquilo que nos une, são agora questões de amizade e não políticas.
José Gonçalves