quarta-feira, 27 de junho de 2007

OBESIDADE INFANTIL


Numa recente pesquisa na "NET" sobre o tema, retirei o artigo que transcrevo e que nos permitirá a todos, reflectir sobre um dos mais graves problemas da Juventude e não só.
A comida rápida, a muita televisão e o excesso de computador contribuem significativamente para que os nossos filhos corram riscos que não deveriam correr.
Para além dos cuidados que devemos ter, corrigindo da melhor maneira que soubermos e podermos os "maus" hábitos a que os nossos jovens estão constantemente sujeitos, precisamos de assumir uma nova mentalidade que permita alterar este estado grave da saúde das nossas crianças e até de nós próprios. Afinal os bons exemplos é que são de seguir.


Obesidade Infantil

Portugal
31,5%
de crianças dos 7-9 anos têm excesso de peso das quais 11,3% são obesas (Padez et al., 2004).

Coimbra
Um estudo realizado na cidade de Coimbra, com crianças dos 3 aos 6 anos, revelou que em 31,9% apresentam sobrepeso e 10,5% com obesidade (Rito A, 2001).
Cerca de 150 milhões de crianças em idade escolar tem excesso de peso, das quais 45 milhões são obesas (IOTF).

Europa
A IOTF estima que 1 em 5 crianças tem excesso de peso.

O comportamento alimentar e um estilo de vida saudável são importantes para perceber como vemos, sentimos e valorizamos o estado de saúde. Fazer escolhas alimentares inteligentes, tão cedo quanto possível, contribui para reduzir o risco de certas doenças, como obesidade, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, alguns tipos de cancro e osteoporose. A epidemia da obesidade é especialmente evidente nos países industrializados, onde a maioria das pessoas tem um estilo de vida sedentário e, cuja ingestão alimentar se baseia em produtos de conveniência, que são tipicamente ricos em calorias e pobre em valor nutricional.
Como saber se as crianças estão a ganhar o peso normal e quando se considera obesidade infantil? As crianças necessitam de nutrientes e calorias extra, para um correcto crescimento e desenvolvimento. Se consumirem apenas a quantidade calórica que necessitam para as actividades diárias, crescimento e metabolismo, estão evoluir de acordo com o seu percentil de massa corporal. No entanto, as crianças que ingerem mais calorias do que necessitam, ganham mais peso do que o desejado e que se vai acumulando. Nestes casos, o ganho de peso aumenta o risco de obesidade e os problemas relacionados.
A obesidade infantil é particularmente preocupante devido a uma série de complicações crónicas que se desenvolvem até à fase adulta, como a hipertensão, diabetes e colesterol. Uma das estratégias no combate do excesso de peso das crianças é o cuidado com a alimentação e o aumento do exercício físico e, para toda a família. Assim, contribui-se para proteger a saúde das crianças (e da família), agora e no futuro.

Causas

A obesidade infantil pode surgir, por factores hormonais ou genéticos. Contudo, a causa mais frequente para o ganho de peso é a ingestão alimentar excessiva e, a falta de exercício físico. Se as crianças consumirem mais calorias do que o seu gasto diário, com as actividades físicas normais, vão ganhar mais peso do que o recomendado.

Factores de risco

Muitos factores, que normalmente actuam em conjunto, contribuem para o risco de as crianças adquirirem um peso excessivo:
Dieta – O consumo regular de alimentos muito calóricos, doces, snacks e muitos dos produtos contidos nas máquinas de venda automática, contribuem para o ganho de peso. Também alimentos com muita gordura e algumas bebidas ricas em açúcar, são muito calóricos e vão contribuir para uma ingestão excessiva.
Sedentarismo – A falta de exercício nas crianças, contribui para o ganho de peso, uma vez que não há aumento dos gastos diários. As actividades de lazer sedentárias, como ver televisão ou jogos no computador contribuem para este agravamento.
Genética – Se os familiares da criança já têm problemas de excesso de peso, pode haver uma predisposição genética para este ganho de peso. E, especialmente se a criança estiver num ambiente com oferta de alimentos muito calóricos e, onde a actividade física não é encorajada.
Factores psicológicos – Algumas crianças comem demasiado como forma de superar os problemas ou, para lidar com as emoções, como o stress ou a tristeza. Normalmente, os familiares também têm estas tendências.
Factores familiares/ Sociais – A maioria das crianças não vai às compras com os pais. Como tal, os pais são os verdadeiros culpados por haverem alimentos menos saudáveis nas prateleiras da cozinha e pelos alimentos que as crianças levam para os lanches na escola. Não se podem culpar as crianças, por ingerirem guloseimas, alimentos gordos e salgados, se estes alimentos estiverem sempre presentes e acessíveis. Mas, é possível que os pais controlem o acesso das crianças a estes alimentos, especialmente em casa.
Certamente que muitos destes factores contribuem para o desenvolvimento de obesidade infantil. Por exemplo, crianças de menor idade ou de famílias com baixos redimentos, têm maior risco de se tornarem obesos. Pobreza e obesidade estão frequentemente associadas, devido aos baixos salários, que não dão tempo nem possibilidades de fazer uma alimentação saudável e, onde o exercício não é prioridade

Quando procurar ajuda médica

Nem todas as crianças, que têm uma forma mais redonda, têm excesso de peso ou obesidade. Algumas crianças, tal como os adultos, têm uma estrutura óssea mais larga. As crianças normalmente também têm uma distribuição diferente da gordura corporal, durante os vários estádios de desenvolvimento. Assim, não se pode só olhar para o aspecto da criança, mas antes, deve-se avaliar se o seu peso é saudável. Quando os pais se apercebem que a criança está a ganhar mais peso do que o normal, devem falar com o médico de família ou com um nutricionista. Este, pode dar-lhe a informação necessária, após o conhecimento da história individual e familiar, bem como dos hábitos diários da criança. Pode também, esclarecer quanto ao correcto crescimento e desenvolvimento da criança. Esta avaliação individualizada, ajuda a avaliar se o peso da criança é indicador de problemas de saúde.

Diagnóstico

Como parte da avaliação cuidada e regular, o médico calcula o Índice de Massa Corporal da criança (IMC= Peso(kg)/Altura(m)xAltura(m)) e determina o seu desenvolvimento, de acordo com as curvas de crescimento (percentis). Estes indicadores, mostram se a criança tem demasiado peso para a idade, sexo e estatura. De acordo com as recomendações (as que se encontram no boletim de saúde), quando uma criança apresenta um percentil entre 85 e 95, significa que tem risco de sobrepeso. Se o percentil for superior a 95, significa obesidade. Contudo, é necessário um acompanhamento médico, uma vez que a determinação directa do IMC não considera a composição corporal, nomeadamente o desenvolvimento muscular.
Além do IMC, e determinação do peso nas curvas de crescimento, o médico também avalia: A história familiar de obesidade e problemas relacionados com o peso, como a Diabetes; Os hábitos alimentares e ingestão calórica; A prática de actividade física; Outros problemas de saúde que possam existir.

Complicações

As crianças obesas podem desenvolver vários problemas de saúde, como diabetes ou doenças cardiovasculares e, vão agravando todos os problemas até à idade adulta. O excesso de peso nas crianças, é um factor de risco para o desenvolvimento de: Diabetes tipo 2, Síndrome Metabólica, Tensão Arterial elevada, Asma e outros problemas respiratórios, Alterações no sono, Perturbações na puberdade ou menarca, Doenças do comportamento alimentar e Infecções

Tratamento

As crianças, mais do que os adultos, necessitam de nutrientes e calorias extra, para o seu correcto crescimento e desenvolvimento. Como tal, o peso resulta de um balanço entre o que é ingerido e o que é gasto. As crianças que ingerem mais energia do que a necessária para o desenvolvimento normal e as suas actividades diárias, ganham excesso de peso, em proporção à sua altura. Nestes casos, o IMC para a idade aumenta o risco de excesso de peso e obesidade, com o consequente desenvolvimento de problemas de saúde.
As formas de manter ou perder peso são as mesmas: as crianças necessitam de fazer uma alimentação saudável e, aumentar a sua actividade física diária. O sucesso depende grandemente de uma ajuda dos pais, ou outros familiares que lhe sejam próximos, que devem aprender a fazer as melhores escolhas. Pensar nos hábitos alimentares e no exercício deve ser uma opção conjunta: quando considerar um, é necessário pensar no outro.
Alimentação saudável – A família é a primeira a decidir que alimentos ingerir, assim como a forma de confecção e o tempo e ambiente em que a refeição é servida. Estas pequenas mudanças vão fazer uma grande diferença na saúde das crianças.
Actividade física – É um aspecto a considerar no dia-a-dia das crianças. A prática de uma actividade física ajuda-as, não só a gastar mais energia, como também a fortalecer os ossos e músculos, assim como a sua capacidade de concentração. Crianças activas têm maior possibilidade de se tornarem adultos saudáveis.
.

Prevenção

Quando uma criança está em risco de se tornar obesa, a família deve tomar uma série de medidas proactivas, para inverter esta tendência. Começar por dar um bom exemplo, fazendo escolhas alimentares saudáveis e ser consciente relativamente a esta necessidade. Depois, ser activo e incentivar a criança a contribuir nestas actividades, ajudando-o em pequenas tarefas. Isto fará com que a criança também se sinta útil e querida.

Como lidar com a situação

Os pais desempenham um papel fundamental no tratamento de crianças obesas ou com excesso de peso. Falar directamente com estas crianças, não criticando ou julgando os seus comportamentos, mas antes, tentando aumentar a sua auto-estima, elogiando pequenas tarefas e, dando recompensas que não sejam relacionadas com alimentação, como uma peça de vestuário ou um presente desejado. Pequenas atitudes podem contribuir para a mudança de atitudes da criança.